SORVETE



Olá gente querida!!! Hoje estou trazendo uma receita de sorvete que é sensacional... Super prática, fácil e, realmente deliciosa!!!
Essa receita eu aprendi com minha mãe há muitos anos atrás e fazia muito aqui em casa. cheguei até a fazer festinhas de aniversário das minhas filhas com FESTIVAL DE SORVETE. Pois é, eu fazia diversos sabores de sorvete, colocava várias coberturas e confeitos e a criançada se deliciava criando combinações deliciosas e diferentes. Fica a dica, tá bom??? A receita rende bastante, uns 2 potes de sorvete de 2 lt então dá pra dividir e fazer uns 3 ou 4 sabores diferentes em cada receita. Vou colocar também a receita da cestinha crocante. Essa cestinha é uma delícia mas não pode ser feita com muita antecedência pois ela perde a crocância e fica meio molinha. Mas é tão facil de fazer que dá pra fazer umas 2 ou 3 horas antes do evento. Bom, vou colocar também uma receita de calda que também é super fácil de fazer e fica deliciosas inclusive com salada de frutas. Aliás, salada de frutas combina muuuuito com sorvete, não acha? Bem, vamos ao que interessa, as receitas...

SORVETE – Receita básica

1° etapa
1 litro de leite tipo A(eu nunca usei leite de caixinha)
2 col. sopa de amido de milho
2 x. de açúcar

Misturar os ingredientes e levar ao fogo até que engrosse um pouco. Deixar esfriar.

2° etapa
4 col. sopa de leite em pó
1 col. café de liga neutra
Pó para sorvete

Bater o mingau já frio no liquidificador com o leite em pó e a liga neutra. Dividir em potes e levar ao freezer até que comece a endurecer. Se for usar o pó para sorvete em vários sabores, dividir a massa, colocar o pó em cada porção e bater no liquidificador junto.

3° etapa
11/2 col. chá de emulsificante

Tirar a mistura do freezer e bater na batedeira com o emulsificante por pelo menos 10 minutos. Levar ao freezer novamente até tomar consistência.
OBS: A medida do emulsificante é para a receita completa. Se for dividir em sabores, colocar a medida na mesma proporção.

Para dar sabor ao sorvete utilize pó para sorvete ou pastas. Acrescente à massa na quantidade especificada pelo fabricante.
Frutas secas como nozes ou amêndoas, passas ao rum, cerejas em calda picadas ou gotas de chocolate podem ser misturados na massa na 3ª etapa, antes de ir ao freezer.



PARA ACOMPANHAR O SORVETE

ABACAXI GRELHADO
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
2 latas de abacaxi em calda escorridas OU
1 abacaxi fresco cortado em fatias
calda pronta de morango ou no sabor que preferir

Em uma frigideira grande, coloque a manteiga e o açúcar. Deixe derreter bem o açúcar até começar a dourar. Junte as rodelas de abacaxi e deixe dourar, dos dois lados, em fogo alto. Repita o procedimento até grelhar tudo.
Sirva fatias de abacaxi grelhado ainda quentes com sorvete de canela. Cubra com calda de chocolate ou de caramelo. Polvilhe canela em pó e enfeite com cereja em calda.

CALDA REFRESCANTE PARA SORVETES
1 manga grande
polpa de 2 maracujás azedos

Pique a manga em cubos grandes; bata no liquidificador junto com a polpa dos maracujás e sirva com o sorvete. Fica uma delícia com sorvete de creme, de canela, de côco e de leite condensado.

CASQUINHA CROCANTE
50 gr de manteiga sem sal
100 gr de açúcar refinado
4 colheres de sopa de glucose de milho
100 gr de farinha de trigo peneirada
Coloque a manteiga, o açúcar e a glucose em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter. Retire e junte a farinha, misturando muito bem. Deixe a massa esfriar, coloque porções da massa em tabuleiro untado e leve ao forno pré-aquecido (180 gr), até ficar dourado.
Modele em cima de pequenos refratários, postos de cabeça para baixo, e deixe esfriar.
Use para servir sorvetes ou saladas de frutas.


 Para modelar, use um copo virado de cabeça pra baixo e untado com margarina. Pode usar potes com formatos variados. Não faça muitas casquinhas de uma vez pois precisam ser modeladas ainda mornas. Eu faço uma de cada vez. Use para servir sorvetes ou saladas de frutas. Faça e deixe um comentário dizendo o que achou....