PÃO DE MEL - O PROCESSO...

Vou mostrar um pouquinho do processo que utilizo para fazer o tão apreciado PÃO DE MEL...

Vou começar falando o motivo desse tópico.
Há algum tempo venho  vendo novas marcas de pão de mel surgindo no mercado e acredite, eu provo todas... Não é porque faço pão de mel que vou achar que o meu é o melhor ou que é único sem provar os outros.

Comecei a fazer pão de mel quando vi minha filha comendo um que parecia ser um bolinho velho, muito seco, esfarelento e sem graça pois tinha uma cor meio desbotada... Enfim, ela comeu, gostou e eu duvidei...rsrs Então falei que faria um pão de mel como ela nunca havia comido antes. O detalhe era que eu nunca havia feito um pão de mel antes...rsrs  Mas fiz e ficou delicioso, fofinho, saboroso, leve, macio, enfim... a receita rendeu muitos, mais de 100, e eu saí distribuindo aos amigos. Não preciso falar mais nada, né? Você já entendeu que as encomendas foram chegando e eu mudei de ramo...rsrs

Mas essa ainda não era a receita ideal, ela tinha um prazo de duração reduzido e, não sei o motivo, eu tinha perdas durante o processo de cocção do pão de mel. Assim mesmo eu vendia muito bem e até tinha um lucro bacana.

Mas porque falei isso tudo? Por que isso foi em 2003 e como vi que estava dando certo e eu estava gostando do negócio, eu fui aprimorando a receita até que ganhei de um amigo, o Daniel Teles, uma receita inteiramente desenvolvida por ele. Eu mudei um tiquinho aqui, outro ali e cheguei ao que hoje é O Pão de Mel DOLCEZZA. Na verdade, ajustei o tempero dele, agreguei temperinhos secretos e acabei tendo uma receita exclusiva que não tem em nenhum livro, site ou curso por aí.

Isso significa que não "acordei" doceira(sim!!! Sou doceira!!!), eu escolhi isso e me preparei, pesquisei muito, fiz muitos testes, errei muito também mas acertei um bocado, insisti, persisti e sigo meu caminho satisfeita e realizada.

Bem, eu nunca divulguei a receita e nem os ingredientes dele. Vários clientes já me pediram a receita, até recebi propostas para que eu vendesse a receita...rsrs ainda não está na hora disso, quero fazer muuuito pão de mel... rsrs

Mas acho que agora tenho que falar um pouco do Pão de Mel da DOLCEZZA ao menos pra você saber como ele é feito e entender também o motivo dele ser tão bom, tão saboroso, tão fofinho, tão especial e tão... diferente!!!

 Começo pela escolha dos ingredientes. Pode até parecer simples mas não é. Eu preciso manter o padrão sempre.

Vou começar falando quais os ingredientes que utilizo, ok?

FARINHA DE TRIGO -  Eu uso farinha de trigo especial. Fiz vários testes e cheguei a uma determinada marca com ótimo resultado então procuro sempre usar essa mesma marca pois conheço a qualidade mas, assim mesmo, eventualmente ela vem com pequena variação de umidade. Até aí tudo bem pois o pão de mel tem uma massa mais pesada então, dentro de alguns limites, isso não afeta a qualidade final do produto mas também não significa que não seja necessário prestar atenção nisso, né?

AÇÚCAR -  A receita que uso leva açúcar refinado e açúcar mascavo. O açúcar refinado que uso é o UNIÃO. Não adianta falar que açúcar "é tudo a mesma coisa" pois não é... Acredito que quando se pensa dessa forma, o produto final também fica "tudo a mesma coisa" e aí não adianta querer que seu produto seja diferente pois vai ser também "tudo igual"...

O AÇÚCAR MASCAVO me deu um trabalhão...rsrs  Encontrei várias marcas, do escuro, do claro, mais granulado, mais fino, mais umido.... Também tem de todo jeito mas depois de fazer vários testes escolhi uma marca de boa procedência e mandei ver.... É o que uso até hoje apesar de não encontrá-lo em todo canto.

CHOCOLATE EM PÓ - Pois é, agora você sabe que meu pão de mel tem chocolate em pó....rsrs... Mas não é achocolatado nem qualquer chocolate dessas marcas que tem por aí. É chocolate NESTLÉ 50%. Pão de mel com chocolate de qualquer tipo não dá, né?

MEL - Esse é o mais importante. Vejo tanta gente falando que pode usar substitutos para o mel. Acho um absurdo e vejo isso em aulas, pode??? Eu mesma já fiz vários cursos em que a "professora" falou que pode trocar o mel por KARO, por glucose ou ainda o tal do favinho...

Gente, pão de mel é feito COM MEL e pronto!!! Não tem substituto pro mel...

Se usar outra coisa no pão de mel, NÃO é PÃO DE MEL, é pão TIPO pão de mel e olhe lá, heim????

Não quero nem pensar o que essas pessoas usam no pão de queijo....kkk...
Mas é sério, viu? Até porque esses substitutos, muitas vezes saem mais caros do que o mel.  Sei que mel é caro mas.... é caro se comprar no supermercado ou naquela feirinha perto de casa. É só procurar um fornecedor confiável e negociar.
O povo compra um pote da tal glucose que é Kara pra caramba mas como vem pouquinha acaba saindo um valor menor que o mel.
Gente, TEM QUE FAZER CONTA... Faz a conta dessa glucose e vai ver que, no Kg fica mais cara que mel...

Bem, no Pão de Mel da DOLCEZZA só entra mel de verdade....rsrs Eu uso o mel de florada silvestre. Tenho um fornecedor que traz na minha casa e, como compro sempre e somente dele, consigo um precinho melhor, claro...

TEMPEROS - Bem, foi nesse ponto que alterei um pouco a receita original do Daniel. Fiz vários testes, acrescentei temperos diferentes e fui chegando a uma proporção ideal de 7 temperinhos. Exatamente: 7 temperinhos que, misturados numa proporção exata fazem toda a diferença. Faço a minha mistura e tenho a medida exata para cada receita que faço. Esse é um dos principais segredos do Pão de Mel da DOLCEZZA, o tempero.

BICARBONATO DE SÓDIO - Esse é o fermento para o pão de mel. O Daniel colocou uma proporção excelente que não deixa aquele gostinho ácido mas faz o pão de mel crescer na medida. Fica lindinho demais, fofíssimo.......

LEITE - Uso leite integral de marca conhecida.

RECHEIO - Esse é outro diferencial do Pão de Mel da DOLCEZZA pois fui criando e testando recheios e hoje, trabalho com mais de 50 recheios diferentes. Claro que faço o tradicional e imbatível doce de leite mas cheguei a recheios inusitados como tapioca, pipoca, açaí e muitos outros que fazem toda a diferença. Nesse item coloquei a criatividade pra funcionar e corri pra cozinha fazendo testes e adaptando os sabores para que não chocassem com o sabor do pão de mel afinal ele é rei absoluto...rsrs

COBERTURA - Bem, nesse ponto não fuji demais à regra, é chocolate e pronto! rsrs Vejo muito pão de mel por aí banhado em chocolate ao leite ou branco mas acredito que podemos criar combinações interessantes e eu cheguei a uma cobertura que faz sucesso então fico com ela. Uso chocolate sim mas com um sabor DOLCEZZA...

Eu até poderia dizer que uso "chocolate belga"... Poderia mas não devo por que o tão falado "chocolate belga" não é belga, é brasileiríssimo, fabricado aqui no Brasil.
A maioria das pessoas usa a qualidade belga que ele tem e divulgam em seus sites e blogs que usam "chocolate belga"... O pior é que nem sempre usam chocolate, usam mesmo é COBERTURA SABOR CHOCOLATE. E a tal da marca "belga" fabrica cobertura também... Aí já viu, né?
Pra quem trabalha na área e conhece sobre chocolate, sabe bem a diferença, que começa pelo preço, né?

Bem, mas isso eu não posso mudar, cada um faz e vende o que quer e sempre tem quem compra qualquer coisa desde que seja por qualquer preço...rsrs

Logo que iniciei, mesmo sem conhecimento técnico nem teórico sobre vendas, marketing e administração, me peguei pensando que não conseguiria vender aquilo que eu não compraria então foi quando comecei a desenvolver produtos que eu gostaria de consumir, produtos que faço para vender e para minha família consumir também.


Bem, agora você sabe um pouco mais sobre o Pão de Mel DOLCEZZA, não é?
Sabe então que ele é diferente e sabe da qualidade dele.


Vou colocar algumas fotos que mostram um pouco do processo de produção do Pão de Mel da DOLCEZZA.






Aqui eles logo depois de assados. Ficam com uma cor maravilhosa e o cheirinho...





 Já retirados das formas esperando pelo recheio.


 
 Partidos e prontos para serem recheados. Repare na cor dourada e textura...

A loucura pronta!!!!!  É muito bom mesmo, prove...